Ouros

ÁS DE OUROS
Pão de Abóbora

Gente querida!
Inicialmente,tinha pensado no naipe de ouros apenas para as sobremesas mas....rs
quando fiz  essa receita,vi que ela tinha a cara do ás de ouros!!
Trata-se  de uma receita deliciosa,gentilmente cedida pela 
Ana Marfa Figueiredo,uma sacerdotisa gardneriana(de primeiro grau) linda e segundo as palavras dela  "gorda apaixonada por comer e cozinhar "!
Esse pão maravilhoso,fica amarelinho como uma moeda de ouro!!rs
Além da farinha e a abóbora terem como elemento a nossa
 terra próspera e abundante.
Assim,abro caminho para o naipe de ouros com esse maravilhoso representante.

ingredientes:
30 g de fermento biológico
3 ovos
2 xícaras(chá) água morna*
1 colher (sobremesa) sal
3 colheres (sopa) açúcar
1 prato raso de abóbora madura,cozida e amassada
farinha de trigo  suficiente para soltar das mãos

modo de fazer:
Cozinhe  a abóbora,amasse e deixe esfriar.Reserve.
Dissolva o fermento na água morna que pode (e deve!) ser a água do próprio
 cozimento da abóbora.
No liquidificador bata todos os ingredientes menos a farinha.
coloque tudo numa vasilha grande e vá acrescentando a farinha ,até o ponto que a massa desprenda da sua mão.
Deixe descansar por uma hora.Enrole os pães e deixe descansar por mais ou menos uns 30 minutos (se aguentar esperar!rs)
A massa dobra de volume.
Leve para assar em uma forma untada e enfarinhada em forno médio até dourar.

A receita pode ser mais salgada ou doce...se quiser um pão salgado ,
pode  já temperar a água do cozimento e  depois rechear de queijo 
 por exemplo...fica divino!
Ou  na versão doce,fazer uma calda e jogar por cima...acrescentar leite condensado...ui!!Vamos parar por aqui!kkk

As fotos não fazem jus ao pãozinho...porém tive que ser rápida e sacar o celular,antes que não houvesse mais nada a ser fotografado!!
Estes na foto são salgados e recheados de presunto e queijo....hummm


AC- Scheiben - 01



Escolhi os ás de ouros do Crowley  por lembrar as formas dos pães e porque é também um tarot com  infinitas possibilidades,
assim como nossa receita ;-)

Bom apetite!






DOIS DE OUROS
Brigadeiro de colher com morango


Oi gente!!
Um docinho de vez em quando vai bem não é?
E essa combinação de chocolate com morango é tudo de bom,além de ser
super-fácil, e também econômico como nos lembra o nosso dois de ouros!rsrs
Dois sabores que se equilibram e combinam perfeitamente!
Você vai precisar de:

Ingredientes para o brigadeiro mole
. 1 lata de leite condensado
. 1 xícara (chá) de leite
. 1 colher (sopa) de margarina
. 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Morango
. 1 lata de leite condensado
. 1 pacote de gelatina de morango
. 1  xícara (chá) de leite
. 1 colher (sopa) de margarina

 *Açúcar de confeiteiro para polvilhar e se quiser, morangos para decorar

Copinhos de plástico transparentes dão um charme no visual .
brigadeirodecolher
imagem ilustrativa

Modo de fazer:
 Prepare o brigadeiro: em uma panela coloque o leite condensado, o leite, a margarina e o chocolate em pó.
Leve ao fogo, mexendo sempre até começar a se desgrudar do fundo da panela ou ficar no ponto de brigadeiro mole.Reserve.

 Prepare o moranguinho: em uma panela coloque o leite condensado, a gelatina de morango, o leite  e a margarina.
 Leve ao fogo brando, mexendo sempre até se desgrudar do fundo da panela. 
Reserve.

Deixe esfriar  um pouco antes de montar os copinhos.

Distribua o brigadeiro até a metade de copinhos.
 Complete com o moranguinho e leve para gelar. 
Na hora de servir polvilhe açúcar de confeiteiro e se quiser,coloque um pedaço de morango.

Bom,bonito e barato!!Além de arrasar nas festinhas...
(Se for preparar de véspera,não ponha a fruta para não aguar!)

Se quiser fazer num refratário ou em taças de vidro,também fica ótimo.

O dois de ouros aqui é representado pela combinação em  perfeito equilíbrio de  sabores e gastos.

OP- Pentagramme 02

Experimentem e testem também outros sabores de gelatina...minha sugestão é experimentar a de limão ou maracujá...hummm

Bom apetite!!




3 de OUROS
Bolo Farofa de Banana (da Bruxa)

Essa é uma receita daquelas que a gente precisa anotar !!rs
Além de fácil,deliciosa... e que bem acompanhada de uma bola de sorvete,
vira sobremesa ou um lanche daqueles!!

Eis que abro o Facebook hoje  e me deparo com essa delícia que a 
minha amiga bruxa  Andréia Hermann postou!

imagem ilustrativa



Bolo farofa de banana!

Receita:
1 e 1/2 xícara de chá de amido de milho
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa cheia de fermento
2 xícaras de chá rasas de açúcar
1 xícara de chá de margarina
1 dúzia de banana nanica bem madura
canela e açúcar para polvilhar

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes, menos a banana.
Vá mexendo com os dedos até formar uma farofa.
Unte um refratário, coloque uma camada da farofa, a banana e a outra camada de farofa.
 Por cima jogue 1 xícara de chá de leite morno, polvilhe açúcar e canela.
Leve ao forno por uns 45 minutos á 180 graus.
Ele fica com uma casquinha crocante e molhadinho por dentro!!!

*quem gostar pode salpicar castanhas picadas por cima e servir quentinho,sozinho ou acompanhado de uma bola de sorvete :-)

Essa receita super fácil e econômica,rende muito,lembrando que a 
prosperidade e abundância estão também nas coisas simples e 
na alegria de desfrutarmos a vida.
Todo trabalho é recompensado quando feito com amor!

Esse é o 3 de ouros do Sun and Moon nos lembrando da ousadia e criatividade da infância...

                           SM- scheiben 03 - works


Bom apetite!!





4 de OUROS
Geleia de Pimenta de Biquinho e Abacaxi


Esta é uma excelente pedida para acompanhar carnes em geral!
Para quem gosta de misturar os sabores e aposta no agridoce,sem
dúvida é uma opção diferente e muito fácil de fazer.
Além do mais ,vamos usar tudo que está na época:pimenta de biquinho
e abacaxi.
Achei fácil  bandejas de pimenta de biquinho no sacolão e no super-mercado
também...

A receita é feita de "olho" mas teremos medidas aproximadas e já
que a nossa pimenta aqui não é ardida,não tem problema !

Usei a seguinte proporção:

1 bandeja de pimenta de biquinho
1 abacaxi médio

*bater no liquidificador e medir o volume

usar mesma medida de açúcar 
uma pitada de pimenta calabresa seca (se desejar um pouco picante)


Vamos lá:

Lave as pimentas ,descasque e corte o abacaxi,coloque tudo no liquidificador 
e bata até a consistência desejada.Se gostar de pedacinhos ou quiser uma geleia mais lisa,é só olhar.

Coloque numa vasilha para ter ideia do volume conseguido,despeje na panela
e use a mesma vasilha para medir o açúcar.
Jogue na panela também e acrescente a pimenta calabresa.

Eu usei umas duas pitadas,pois gosto mais picante.

A dica é: use fogo baixo!!
A geleia ferve e é necessário mexer sempre,com colher de pau para não cristalizar o açúcar.Use uma panela um pouquinho mais alta que o conteúdo
para evitar derramar...

O tempo do ponto é a coisa mais difícil de explicar....
Costumo dizer que a geleia começa a "brilhar",já não faz aquela espuma quando ferve e quando despejamos da colher,já podemos ver que está mais
grossa.
Como está quente,ela sempre vai parecer muito líquida mas cuidado para
não exagerar e virar uma bala!!!rsrs

Para quem não conhece ,esta é a pimenta de biquinho:


A geleia fica assim:



A cor é natural!!!! Acreditem,fica linda!

Quem não quiser tantas sementes,pode retirar algumas antes de bater no liquidificador.

O 4 de ouros vai ser você com o pote da geleia,não deixando ninguém tirá-la de perto!!rsrs

HU- Scheiben 04



Boas Festas,divirtam-se!!



5 DE OUROS
HARIBO

Para falar a verdade,eu nem conhecia esse docinho... a dica veio da Fernanda Batistuta,terapeuta especializada em emagrecimento,espiem o site e vejam muitas dicas:http://www.metacorpo.com.br/

Essa é uma daquelas dicas de ouro mesmo!!Principalmente quando bate a vontade de comer um docinho!
Fica tão bom que até dá para "desapegar" do açúcar!!!rsrs

Ela descreve a receita pra gente:

"E para sobremesa... aham pra quem não sabe cozinhar heim..... kkkk

Bom, eu estava quase tendo que jogar umas bananas fora porque estavam maduras demais, então resolvi fazer um haribo.
Uma misturinha da banana com grãos que eu tinha em casa:
coloquei quinoa, gergelim, linhaça, nozes, aveia... 
Leve ao fogo e deixe até desgrudar da panela. 

O ideal é banana caturra pq é mais doce, assim não usei açúcar. Fica feinho, mas uma delícia!!!!!"


Quem quiser deixar o docinho mais  bunitim rs, pode fazer bolinhas como
os docinhos de festa e ainda passá-los no açúcar(quem não tem restrição)
ou em castanhas picadas... hummm


Acho que essa receita se encaixa no 5 de ouros,principalmente na questão de 
experimentarmos novos conceitos e sabores...se desapegamos do visual com
certeza ganhamos no sabor e qualidade.
Uma boa maneira de substituir aquele docinho que não tem nada de nutriente!
Bom apetite!!

AC- Scheiben - 05



3 comentários:

  1. Ana Marfa Figueiredo23 de maio de 2013 12:40

    Obrigada pelo linda, flor! A receita ficou perfeita!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm... vou testar no final de semana!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, por vários motivos , além de bruxa , sou cozinheira...ou será que é redundante dizer isso? Rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Deixe seu pitaco!